domingo, 15 de maio de 2011

Trabalhando com imagens em Geografia

Conceito de Geografia: É uma aréa do conhecimento destinada a conservação e análise de todos os aspectos que intervém, direto ou indiretamente na sociedade.


Atividades com cartazes


Esta atividade é destinada ao 6°Ano (5°série) do ensino fundamental. 



 Objetivos:

1. Abordar temas geográficos que circundam o cotidiano dos alunos, demonstrando aos mesmos que temas que aparentam serem de uma realidade distante está na verdade no nosso cotidiano.
2. Promover a interdisciplinariedade, relacionando determinada problemática geográfica com outras disciplinas.

Passo a passo:

1. Pesquisar uma reportagem e traze-la impressa, podendo ser retirada de qualquer meio de comunicação, tais como: revistas, jornais e internet.
2. Procurar imagens que estejam relacionadas com o assunto, veinculado na notícia.
3. Formar duplas ou trios para a elaboração do cartaz.
4. Em uma cartolina colar as notícias e abaixo três imagens selecionadas para cada uma delas.
5. Para cada imagem deverá ser elaborada uma legenda com no máximo duas linhas.
5. Elaborar um conceito de geografia, estando este conceito em destaque no cartaz.
6. Ao final da confecção do cartaz a dupla ou trio deverá expor à turma o cartaz o cartaz e comentá-lo explicando-o.

De que modo a mídia e as notícias veiculam o conteúdo geográfico?

- As notícias selecionadas demonstram conteúdo geográfico atual e dinâmico, pois ambos tratam da preocupação com problemas sociais ambientais, pois um trata da poluição na China e a outra notícia da falta de saneamento básico no Brasil.

É possível reler as imagens da perspectiva teórica da geografia?

- Após uma releitura das imagens sem relacioná-las com as notícias podemos inseri-las dentro da perspectiva crítica geográfica, pois percebe-se a preocupação eminente com duas problemáticas atuais que espacialmente são distantes, mas devido a questão ambiental e social se tornam próximas, apesar de características diferentes os efeitos gerais desses impactos assemelham-se.   
 
Material da atividade:

- Cartolina;
- Cola;
- Tesoura;
- Jornais ou revistas;
- Canetas esferográficas;
- Marcadores de texto.

Conclusões:

Com essa atividade o professor faz com que o aluno desenvolva vários aspectos educacionais como: O seu nível de pesquisa geográfica, de relação entre assuntos aparentemente distintos, mas que com uma observação mais ampla doa fatos, ele compreenderá a inter-relação que  há entre as notícias, fazendo diferenciações espaciais, sociais e políticas, temas estes que um aluno do 6° Ano tenha noções adivindas de séries anteriores, mas que a partir desta série estes temas serão passados pelo professor de maneira mais intensiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário